• Empathy Company

Bots: heróis ou vilões?

A palavra bot vem causando arrepios em muita gente. Já ouvimos falar de bots usados para influenciar resultados políticos. Há bots que aparecem no canto da tela quando você abre a home de um site. E até mesmo bots que respondem dúvidas básicas em um SAC antes de te repassar para um atendente humano.


O fato é: bots chegaram para ficar. Há algumas semanas postamos aqui no blog da Empathy uma breve história do primeiro chatbot da história, ELIZA, criado nos EUA nos anos 1960. ELIZA foi criado como uma espécie de terapeuta virtual, e teve um efeito tão surpreendentemente real nas pessoas que seu criador, Joseph Weizenbaum, se tornou um feroz crítico de todas as formas de inteligência artificial.


Então qual é a grande questão por trás dos bots?



Bots são programados por pessoas


Bots nada mais são que um programa autônomo, geralmente presente em uma rede como a internet, que pode interagir com sistemas computacionais ou com usuários reais. Um bot apenas responde a prompts, ou estímulos. No caso de um usuário humano, estes geralmente vêm em forma de texto (seja ele digitado ou falado e transcrito por uma outra forma de inteligência artificial, como é o caso da Luna, a mascote que criamos para a Klabin). O usuário faz uma pergunta (input), o bot processa as palavras presentes ali e busca em seu sistema uma resposta para então devolvê-la ao usuário (output).


Lembremos porém de algo fundamental: os bots são programados por humanos. A inteligência artificial na qual eles se baseiam é muito mais simples do que, por exemplo, a de uma rede neural artificial (falaremos mais delas por aqui em um post futuro).


Bots nada mais são que uma ferramenta que pode ser usada para propósitos construtivos e enriquecedores, tanto quanto pode ser usada para benefício de uma só pessoa ou uma só empresa. Basta sabermos nos relacionar com bots e entendermos seu funcionamento para, inclusive, usá-los a nosso favor.



COVID-19


O melhor exemplo que poderíamos usar de um bot benéfico para toda a humanidade foi lançado hoje, dia 20 de março de 2020: o bot de WhatsApp da Organização Mundial da Saúde (OMS, ou WHO na sigla em inglês). O recurso é resultado de uma parceria da ONU com o WhatsApp, e envia a usuários no mundo inteiro informações sobre o Corona Vírus, ou COVID-19, em tempo real.


Para baixá-lo no seu celular, clique neste link e digite “join” ou “hi”e envie para ativá-lo. Você também pode adicionar o número +41 79 893 18 92 aos seus contatos e mandar um “join” ou “hi” pelo seu WhatsApp.


Por enquanto o bot está disponível apenas em inglês, mas aos poucos a barreira do idioma também vai cedendo frente às novas tecnologias. Assunto para um próximo post. :)


Para saber mais sobre redes neurais artificiais, inteligência artificial e outros termos desse nosso admirável vocabulário novo, clique aqui!

5 visualizações

Empathy Company

Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777, 18º andar

Alto de Pinheiros | São Paulo/SP | Brasil

helloworld@empathy.com.br